Construindo uma agenda territorial no Vale do Rio Itaim (PI)

ODS trabalhados:

Quando: Abril/2019

Onde: Vale do Rio Itaim (PI)

Quem demandou: Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Quem participou: 20 lideranças de 7 municípios do Vale do Rio Itaim.

O governo do estado do Piauí, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), estabeleceu parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para realização do Projeto ODSLab Piauí. O Vale do Rio Itaim foi uma das regiões selecionadas para realização de pilotos do projeto, construído a partir de uma visão de desenvolvimento sustentável. 

Com apoio da ContourGlobal, da Chesf e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi realizado um laboratório com 22 representantes dos setores público, privado e sociedade civil de 7 dos 16 municípios da região, que apresentavam baixos indicadores de desenvolvimento, para definição de agendas e soluções que visam melhorar esses resultados e seus impactos no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) no estado.

Partindo da premissa que o envolvimento de atores estratégicos na tomada de decisões aumenta o engajamento dos mesmos no cumprimento das metas, foi elaborado um plano de ação que prevê iniciativas para promover a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental. Foram desenvolvidas também ferramentas de sistematização e monitoramento das ações, de forma que as experiências com bons resultados serão replicadas no âmbito estadual, com foco na implementação da Agenda 2030.

odslab PI
Nos envie uma mensagem​